Quem somos

Um pouco da nossa história

Instituto de Psicanálise Humanista

foi fundado no dia 17 de janeiro de 1997, com o objetivo de oferecer uma formação psicanalítica humanista baseada na epistemologia de Erich Fromm e desenvolver pesquisas teóricas científicas dentro desta abordagem na psicanálise. Além disso, oferecemos uma clínica social, para atender a população de baixa renda, através de convênios com instituições que necessitassem, do tratamento psíquico pelos alunos em formação. Assim constitui-se a clínica social, aberta a toda a população em geral que precisa de ajuda e tratamento psicanalítico.

História

A formação em psicanálise humanista sempre exigiu desde o início de suas atividades a análise pessoal, seminários teóricos, supervisão clínica, terapia de grupo analítica, atendimento clínico. Outro requisito para obter o título de psicanalista é realizar mediante a orientação de um analista doutor uma pesquisa científica que fosse original e que tivesse uma contribuição importante à saúde emocional e a psicanálise humanista.

Certificação

Depois de muitos anos assinamos um convênio com a Faculdade Sucesso, com o objetivo de certificar os seminários teóricos da formação psicanalítica com o título de Especialização Profissional em Psicanálise Clínica, com esta parceria os profissionais da educação puderam aproveitar na sua carreira este conhecimento. Logo depois fundamos o Sindicato dos psicanalistas do Estado do Rio Grande do Sul, que através do Ministério do Trabalho reconheceu e autorizou o exercício da profissão em todo o estado.

SOCIEDADE INTERNACIONAL

O ITPH é membro efetivo da SOCIEDADE INTERNACIONAL DE PSICANÁLISE HUMANISTA DE ERICH FROMM, tanto as disciplinas quanto o corpo docente são avaliados e autorizados a oferecer esta formação. Hoje são onze institutos espalhados por todo o nosso planeta que oferecem a formação em psicanálise humanista, Madrid (Espanha), Itália (Florence), Helsink (Finlândia), Lituania, Barcelona (Espanha), Zurich (Alemanha), New York (EUA), Cidade do México- México. Santa Maria- Brasil – (ITPH).

Conheça nossos docentes

16

Renato Liberman

Psicanalista

Psicanalista, Hipnólogo, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Humanista e ministra diversos cursos na área de psicanálise.

(São Paulo SP)

18

Me. Leontino Farias dos Santos

Psicanalista

Psicanalista, Professor Universitário, Educador, Diretor de escola pública em São Paulo, Pastor presbiteriano, Mestre em ciencias da Religião, área de contratação ciencias sociais.

(São Paulo SP)

21

Everaldo Scaini

Psicanalista

Psicanalista, Graduação em geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Administração de Empresas pela Universidade do Sul Catarinense. Mestrado em Administração de Blocos Econômicos pela Universidade de Ciências Econômicas e Sociais. Doutorado pela Universidad Del Museo Social Argentino, ambas de Buenos Aires, Argentina. Embaixador honorário, da Academia Mundial de Ciências Humanas, atua como Diretor de Relações Internacionais. Palestrante e escritor, membro da AMCLA, Academia Maçônica Brasileira de Ciências, Letras e Artes da COMAB, Confederação Maçônica do Brasil. Tem um título de Doutor Honoris Causa oferecido pelo Instituto Mexicano de Lideres de Excelência.

(Ararangua – SC)

DEPOIMENTOS

Acompanhe alguns depoimentos de alunos e parceiros

Play Video
Play Video