FORMAÇÃO EM PSICANALISE CLÍNICA HUMANISTA

APRESENTAÇÃO

O objetivo da formação em psicanálise humanista era oferecer uma profissão para que os educadores, psicólogos, médicos, sociólogos, filósofos, advogados, assistente sociais, teólogos, nutricionistas, pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e outras profissões afins que tinham o desejo de tornarem-se um psicanalista humanista.

Nos propomos a oferecer uma teoria baseado nos princípios psicanalíticos defendidos pelo psicanalista Erich Fromm (1900-1980), dentro das exigências da formação em psicanalise, do tripé da analise pessoal, do atendimento clínico com supervisão, dos seminários teóricos, e no final da formação uma apresentação de uma pesquisa de relevância na psicanalise. Nosso objetivo é transformar a PSICANÁLISE, uma ciência que aporte seus conhecimentos para diminuir o sofrimento humano, dos seus conflitos emocionais, neuroses, psicoses e esquizofrenias. Pois somente assim, iremos diminuir a tristeza e a doença em nossa sociedade.

DETALHES DO CURSO

É um profissional habilitado para realizar o atendimento clínico em seu consultório, ou em instituições públicas ou privadas, utilizando-se do método analítico, da elaboração dos conteúdos inconscientes, e através da análise das transferências e atos, falhos e atuações, podem identificar as repressões e recalques das emoções e trazer a consciência do paciente que realiza seu tratamento. Para isto é necessário realizar uma formação humanista e transdisciplinar baseadas nos princípios éticos e científicos durante sua preparação profissional.  

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Esta formação é dirigida a TODOS os interessados em adquirir conhecimento profundos sobre si mesmo e a ciência psicanalítica, e além disso, se preparar durante seu estagio clinico de atendimento aos pacientes para atender os mais variados e complexos problemas emocionais e de ordem psicossomática, tornando-se um PSICANALISTA. Esta oportunidade aberta a todos os possuem alguma graduação- PSICÓLOGOS, MÉDICOS, ODONTÓLOGOS, FISIOTERAPEUTAS, FONOAUDIÓLOGOS, ENFERMEIROS, ASSISTENTE SOCIAIS, ENGENHEIROS, CONTADORES, ECONOMISTAS, ADVOGADOS, FILOSOFOS, SOCIÓLOGOS, PROFISSIONAIS LIBERAIS AUTONOMOS, ANTROPÓLOGOS, TEÓLOGOS, E OUTROS LIDERES DA COMUNIDADE.

Perfil do Ingresso: Todo ser humano precisa de um espaço em sua vida para conhecer-se e aprender a lidar com as suas emoções e pulsões, esta realidade psíquica nos ensina que todas as pessoas estão convidadas a superar as suas limitações. Independente da profissão ou do curso superior, percebemos que por detrás deste titulo acadêmico, existe um ser humano que clama por conhecimento, saúde e felicidade, é com esta intenção que o ITPH aceita todas as pessoas de boa vontade que estejam dispostas a fazer esta caminhada para descobrir-se na sua humanidade. Convidamos a você a tornar-se um psicanalista. Mesmo que seja um pedagogo, teólogo, filosofo, biólogo, psicólogo, psicopedagogo, advogado, engenheiro, pode acrescentar em sua vida uma profissão que está a serviço do desenvolvimento das potencialidades adormecidas do seu inconsciente.

SEMINÁRIO TEORICO: Realizamos de forma online pela plataforma ZOOM, durante a formação em psicanalise. Um final de semana por mês.

ANÁLISE PESSSOAL: É realizado por psicanalistas experientes e que estão habilitados a realizar a análise do futuro psicanalista. Os honorários da análise deverão ser negociados diretamente com o seu analista.

SUPERVISÃO CLÍNICA: Realizado por um analista didata supervisor. O Analista acompanhará o aluno em formação durante o tratamento deste paciente no seu estagio clinico, tudo mediante registro no protocolo de atendimento. O valor deve ser negociado com seu supervisor clínico.

Trabalho de Conclusão de Curso: Para receber o título de ESPECIALIZAÇÃO EM PSICANÁLISE CLINICA, deve entregar um artigo de no mínimo vinte páginas e no máximo quarenta páginas.

DEFESA DO TRABALHO CIENTÍFICO: Ao final da formação em psicanálise é requisito a defesa de uma pesquisa inédita na psicanálise que deverá ser orientada por um psicanalista doutor, a ser apresentada a uma banca de avalição. Depois de realizar as correções finais deverá ser entregue cinco copias na secretaria e em PDF de seu trabalho cientifico aprovado, para seguir para publicação pela nossa editora.

Conhecendo a Psicanálise;

Introdução ao Estudo da Psicanálise Humanista,

Vida e Obra de Erich Fromm,

Mecanismos de Defesa;

Primeira entrevista e Aliança de Trabalho;

Fundamento de Teoria e da Técnica da Psicanálise Humanista I;

Estruturação Psíquica: Pulsão x Instinto Fases Psicossexuais do Desenvolvimento;

Vida e Obra de Freud – Aparelho Psíquico Id, Ego e Superego;

Mecanismos de Defesa I;

A Interpretação dos Sonhos I;

Mecanismo de Defesa e Psicopatologias;

Psicossomática Feminina;

Perspectivas da Psicanálise na Atualidade:

 Psicopatologia dos Transtornos Afetivos;

A Interpretação dos Sonhos II;

A Interpretação dos Sonhos III;

A Origem das Reações Transferenciais e Contra transferenciais;

 A Prática Clínica das Emoções e Pulsões;

Psicopatologia da Clínica Infantil I;

Psicopatologia da Clínica Psicanalítica;

Psicopatologia da Clínica Infantil II;

Psicopatologia da Clínica Psicanalítica II;

Vivencia da Afetividade na Terapia de Grupo;

Psicopatologia da Clínica Psicanalítica III;

Saúde do Corpo, da Mente e do Espírito: Transpsicossomática;

Entrevista, Diagnóstico e Avaliação;

A Vida Emocional do Bebê, da concepção ao Nascimento;

A Pratica da Hipnose Aplicada a Psicanálise;

Interação Comunicação e os Processos Inconscientes;

Estruturas Clinicas: Neurose e Psicose;

Conflitos Neuróticos no Corpo: Mapa Fantasmático Corporal I;

Conflitos Neuróticos no Corpo: Mapa Fantasmático Corporal II;

Ética e Legislação Profissional;

Teorias Psicanalíticas II

DOCUMENTAÇÃO: Preencher Formulário de Inscrição emitido pelo ITPH; Cópia Autenticado do Diploma de Curso Superior; Três fotos – 3×4; Cópia da Identidade e/ou Documento Equivalente e CPF Devidamente Autenticado; Currículo Vitae Resumido.​

Convênio institucional entre o ITPH e Facsu. (Reconhecido pelo MEC) 

Constituição Federal – Artigo quinto- Incisos II e XVIII

CBO- Classificação Brasileira das Ocupações: Código 2150 – 17/04/77- Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Amparada pelo decreto 2208 de 17 04 77 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Parecer numero 4048 de 1977 de 11/02/1998 – CFM

Parecer numero 309/88 da coordenadoria de identificação profissional do ministério publico federal da procuradoria da república.

Portaria 397 de 09/10/2002 – Sob o número 2515-50 podendo exercer a profissão em todo território nacional.

Aviso 257/57 – de 06/06/1957 – do ministério da saúde, autorizando o exercício da profissão em todo território nacional.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:  

 WWW.ITPHRS.ORG – (55)3222-3238 

COMERCIAL-VENDAS

 (55)9.9682-5180 –  (55) 9 9175-0016  – (Secretaria).  

Horário:  8:00 as 12:00 e  das 14:00 às 18:00                                  

LOCAL – Rua dos miosótis, 225 – Bairro: Patronato – CEP- 97020-800 – SANTA MARIA-RS 

TOTAL DA CARGA HORÁRIA:

940 HORA/AULA

Other course